A Universidade Independente de Angola (UnIA) iniciou a sua actividade, no dia 02 de Junho de 2004, ministrando aulas do ano propedêutico para as licenciaturas de Ciências da Comunicação, Engenharia Civil, Engenharia Informática e Engenharia de Recursos Naturais e Ambiente.
A Universidade Independente de Angola (UnIA) iniciou a sua actividade, ministrando aulas do ano propedêutico para as licenciaturas de Ciências da Comunicação, Engenharia Civil, Engenharia Informática e Engenharia de Recursos Naturais e Ambiente. Neste ano, contava com 855 estudantes inscritos e apenas duas salas de aulas para cumprir os seus objectivos iniciais.
O ano académico iniciou-se após a conclusão da construção do primeiro edifício da UnIA (Bloco A). Esta nova estrutura contava com dezassete salas de aulas, dois anfiteatros, dois laboratórios de informática, cinco laboratórios de especialidades e uma reprografia.
Para absorver o crescimento acentuado do número de estudantes, foi inaugurado um novo edifício (Bloco B). Este bloco integrava 36 salas de aula, 3 anfiteatros, 3 laboratórios de informática, além de todas as infraestruturas de suporte à Gestão Académica e Institucional.
Foram criadas as Faculdades de Ciências Sociais e Humanas, de Direito, de Psicologia e Ciências da Educação e de Engenharia.
Foi criado o Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC).
A UnIA expandiu a sua oferta formativa com a criação de cinco cursos de Mestrado: Mestrado em Didáctica do Ensino da Matemática (MDEM), Mestrado em Psicologia Forense e Criminal (MPFC), Mestrado em Planeamento e Gestão Ambiental (MPGA), Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade (MCCMP) e Mestrado em Direito Aduaneiro e Legislação Tributária Aplicada (MDALTA)
Foi criado o Curso de Pós-Graduação Profissional em Agregação Pedagógica (CPGPAP). A iniciativa partiu de um grupo de quatro universidades privadas (G4), que incluía a UnIA, a UCAN, a UGS e a UPRA, com o objectivo de reforçar as competências dos docentes do Ensino Superior.
Realizou-se a reestruturação das Unidades Orgânicas, resultando nas seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Económicas e Gestão; Faculdade de Ciências de Engenharias e Tecnologias; Faculdade de Ciências Jurídicas; Faculdade de Ciências Sociais. Cada uma destas unidades oferece cursos de Licenciatura e Pós-graduação.